quarta-feira, 22 de junho de 2016

Roteiro de Leitura nas Férias - 2ª série do Ensino Médio

ROTEIRO DE TRABALHO SOBRE O LIVRO “CORAÇÃO, CABEÇA E ESTÔMAGO” – CAMILO CASTELO BRANCO – 2ª SÉRIE E. MÉDIO
ü A sugestão é realizar a leitura obrigatória do livro em destaque o quanto antes, visto que, na 1ª quinzena de agosto será realizada uma atividade avaliativa sobre o mesmo.
ü Não esquecer de que também será cobrada, no 3º bimestre, a leitura da obra: “Vidas secas”, de Graciliano Ramos.
 Para analisar e interpretar textos é preciso saber ler. Mas, como aprender a ler? Lendo. Alguém que deseje aprender a nadar terá de, inevitavelmente, entrar na água. O mesmo ocorre com a formação de um leitor: se ele não se dedicar ao exercício da leitura, debruçando-se sobre poemas, notícias e crônicas de jornal, romances, ensaios etc., jamais aprenderá a ler.
Mas a verdadeira leitura pressupõe compreensão. Não basta passar os olhos sobre as palavras, mas é preciso entender o significado delas - ou, pelo menos, aproximar-se do que o autor pretende transmitir. E, depois, para realmente analisar o objeto da nossa leitura, devemos proceder à identificação das características, dos atributos, das propriedades do texto.
Textos denotativos: são escritos em linguagem conceitual. Esse tipo de texto - racional, que se apoia em conceitos, leis, princípios ou normas - pede do leitor uma postura objetiva.

Roteiro de leitura e análise:
        I.            Biografia e bibliografia: situar o autor no tempo, dar um rápido painel de suas produções mais importantes e, se for possível, estabelecer eventuais nexos entre vida e obra.
     II.            Resumo do enredo: sintetizar os principais acontecimentos da obra. 
   Personagens: Verificar se as personagens sofrem mudanças e são aprofundadas psicologicamente (personagens esféricas/redondas); ou se são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior (personagens planas); ou ainda, se nelas são destacados apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como a fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc. (personagem tipo).
  IV.            Tempo: Observar a presença dos tempos cronológico ou psicológico e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.
     V.            Espaço: Deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância para o significado geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente) quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influencia ou condiciona a ação das personagens.
  VI.            Foco narrativo: Verificar se o ponto de vista do narrador é em 1ª ou 3ª pessoa e em que medida essa opção atende melhor os propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.
VII.            Estilo: Buscar na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, como, por exemplo, certas construções frasais; uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou períodos longos; etc.
VIII.            Verossimilhança: Averiguar o grau de coerência interna da obra e se ele garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da obra a determinado movimento literário. Por exemplo, o Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade; já o Realismo procura atingir o máximo de verossimilhança, a ponto de a narrativa ser lenta para dar a dimensão real do tempo vivido pela personagem.
   IX.            Movimento literário e contexto histórico: Os vários aspectos anteriormente observados deverão ser considerados em conjunto neste item. Deve-se verificar o grau de correspondência ou de afastamento da obra em estudo em relação aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que, cronologicamente, ela está veiculada.
     X.            Conclusões: Avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Levar em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está veiculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque do autor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
(Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. W. Cereja e T. Cochar; http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/portugues/analise-e-interpretacao-de-textos.htm, acessado em 20/6/16)

Prof. Cristiane – Língua Portuguesa e Literatura

22/6/2016  

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