quarta-feira, 22 de junho de 2016

Roteiro de Leitura nas Férias - 1ª série do Ensino Médio

ROTEIRO DE TRABALHO SOBRE OS LIVROS “POEMAS NEGROS” – JORGE DE LIMA E “SONETOS” – LUÍS VAZ DE CAMÕES – 1ª SÉRIE E. MÉDIO
ü  A sugestão é realizar a leitura obrigatória dos livros em destaque o quanto antes, visto que, na 1ª quinzena de agosto será realizada uma atividade avaliativa sobre os mesmos.
ü  Não esquecer de que também será cobrada, no 3º bimestre, a leitura da obra: “Sagarana”, de Guimarães Rosa.
 Os textos conotativos: a poesia e os gêneros de ficção, incluindo algumas crônicas - exigem de nós uma postura subjetiva, pois são escritos em linguagem poética. Ou seja, são textos que exploram aquele conjunto de alterações ou de ampliações que uma palavra pode agregar ao seu sentido literal (ou denotativo). Os meios para se alcançar esse tipo de expressão envolvem as diversas figuras de linguagem, a estrutura textual (rimas, métrica, ritmo), a criação de personagens e uma infinidade de associações entre os vocábulos, criando, muitas vezes, um mundo à parte.

Regras gerais de leitura:
1. Cada novo texto é, também, um novo universo. Para apreender o que o autor pretende transmitir, devemos estar abertos ao novo. Então, antes de iniciar a leitura, procure conhecer a biografia e bibliografia do autor, além de conhecer e identificar o Movimento Literário ao qual ele pertence.
2. Leia o texto integralmente, procurando captar o seu sentido geral, e só depois, reiniciando a leitura, proceda assim:
a) procure, no dicionário, cada uma das palavras desconhecidas ou cujo sentido lhe pareça estranho, duvidoso.
b) sublinhe ou circule o que expressa a ideia central daquele trecho.
c) faça anotações nas margens do texto, mas de maneira que elas expressem o seu pensamento, as suas interrogações, as suas concordâncias ou discordâncias, relacionando o texto às suas vivências pessoais e a outras leituras que você, porventura, tenha feito.
3. Não tenha preguiça. A leitura exige, muitas vezes, que voltemos ao início do texto, que retrocedamos, a fim de retomar certa ideia ou rever o comportamento, a fala de uma personagem ou do eu lírico.
4. À medida que você decodifica as palavras, procure relacioná-las com o todo. Ou seja, compreenda as palavras dentro do contexto.
5. Enquanto lê, estabeleça um duplo diálogo: com o autor e com você mesmo.
6. Quando o texto utilizar a linguagem poética, imagine a cena, coloque-se no lugar das personagens. Muitas vezes, poemas e textos de ficção tratam de realidades completamente diferentes da nossa, o que exige uma leitura sem preconceitos. Não tenha receio: entre os gregos, transforme-se em grego.
7. Numa prova, não se esqueça:
a) leia o texto com calma, duas ou três vezes;
b) a cada questão, retorne ao texto e esclareça suas dúvidas;
c) esteja atento ao enunciado da questão, pois, muitas vezes, ele exigirá que você leia não só o trecho citado, mas um ou mais parágrafos.
d) muitas vezes, a resposta correta não corresponde exatamente ao que está no texto, mas apenas se aproxima do sentido geral.
Prof. Cristiane – Língua Portuguesa e Literatura    22/6/2016    
(Literatura Brasileira em diálogo com outras literaturas e outras linguagens. W. Cereja e T. Cochar; http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/portugues/analise-e-interpretacao-de-textos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário