GRAMÁTICA/ESTILÍSTICA
– VERSIFICAÇÃO
Versificação é a técnica e
arte de fazer versos.
VERSO: é cada linha do poema; é uma palavra
ou conjunto de palavras com unidade rítmica.
Exemplo: “Quem é esse viajante
Quem
é esse menestrel
Que
espalha esperança
E
transforma sal em mel?” (Milton
Nascimento e Fernando Brant)
RITMO: é
a sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas),
repetidos com intervalos regulares e variados.
Quando se fala ou se escreve em
prosa, procura-se fazer pausas através de sinais de pontuação. As pausas
revelam o ritmo do texto, aceleram-no ou não, e são usadas em função do
significado que se quer atribuir às palavras ou ao texto. Observe:
Os
cães dos soldados reagiram ao barulho.
Os
cães, dos soldados, reagiram ao barulho.
No
poema, as pausas existem não necessariamente através de sinais de pontuação: as
pausas provocam melodia e o ritmo é determinado por elas e pela seqüência de
sons.
“Maior
amor nem mais estranho existe
Que
o meu, que não sossega a coisa amada
E
quando a sente alegre, fica triste
E
se a vê descontente, dá risada.” (Vinícius
de Moraes)
A
distribuição das sílabas átonas e tônicas e o tamanho do verso determinam o seu
ritmo. E para medi-lo é necessário observar a quantidade e a intensidade das
sílabas.
METRO: é a medida do verso. Metrificação é o
estudo da medida dos versos, é a contagem das sílabas poéticas ou sílabas dos
versos. O processo de divisão do verso em sílabas poéticas recebe o nome de escansão. As sílabas dos versos são
sonoras e sua contagem é feita de maneira auditiva, diferente, portanto, da
contagem estritamente gramatical que ocorre no texto em prosa. Compare os
exemplos:
·
Sílabas
gramaticais:
1 /
2 / 3 / 4 /
5 / 6 /
7 / 8 / 9 / 10/ 11/ 12 /13/1 4/ 15/ 16 /17
“Ah!
/quem /há /de /ex/pri/mir, /al/ ma/ im/po /ten/te/ e/ es/cra/va.” (Olavo Bilac)
·
Sílabas
poéticas:
1
/ 2 / 3
/ 4
/ 5 / 6 /
7/ 8 / 9/ 10
/ 11 /12
/
=
12 sílabas poéticas
Na contagem das sílabas poéticas, as
palavras estão ligadas umas às outras mais intimamente, o que confere ao texto
o ritmo e a melodia própria do verso.
Observação: Se ocorrer essa ligação mais íntima entre as
palavras, tem-se a prosa poética.
Em função do ritmo, muitas vezes o
poeta reduz ou alonga as sílabas poéticas. Por isso, para se medir em verso e
proceder à contagem das suas sílabas, é necessário:
·
contar
até a última sílaba tônica do verso. Exemplo:
1 / 2
/ 3 / 4 / 5 /
6 / 7
/ 8/ 9 / 10/ 11/ 12
“És/ a /cla/ve /do /sol,/ és/
a/ cha/ve /da /som/bra
1/ 2/
3 / 4
/ 5 / 6 / 7/
8 / 9 / 10/ 11 / 12/
és/ a/ pom/ba e o /cor/vo./
És/a /ca/pa /na /fu /ga.” (David Mourão Ferreira)
·
observar
encontros vocálicos. Exemplos:
“À/ mi/nha/ ca/be/cei/ra o/
Cris/to /mo/rre.” (Sebastião da
Gama)
“Ve/jo/ cam/pos/ e/lí/seos/ de
/ver/du/ra
Se/rras/ a/zuis/ de in/fin/da/
sua/vi/da/de.” (Teixeira de Pascoaes)
TIPOS
DE VERSO: Os versos são classificados
de acordo com o número de sílabas poéticas que possuem:
·
Monossílabo: verso com uma sílaba poética.
·
Dissílabo: verso com duas sílabas
poéticas.
·
Trissílabo: verso com três sílabas
poéticas.
·
Tetrassílabo: verso com quanto sílabas
poéticas.
·
Pentassílabo (ou redondilha
menor): verso
com cinco sílabas poéticas.
·
Hexassílabo: verso com seis sílabas
poéticas.
·
Heptassílabo (ou redondilha
maior): verso
com sete sílabas poéticas.
·
Octassílabo: verso com oito sílabas
poéticas.
·
Eneassílabo: verso com nove sílabas
poéticas.
·
Decassílabo: verso com dez sílabas
poéticas.
·
Hendecassílabo: verso com onze sílabas
poéticas.
·
Dodecassílabo (ou alexandrino): verso com doze sílabas
poéticas.
·
Verso bárbaro: verso com mais de doze sílabas
poéticas.
·
Monóstico: estrofe
com um verso. Sextilha: estrofe com seis versos.
·
Dístico: estrofe com dois versos. Septilha: estrofe com sete versos.
·
Terceto: estrofe com três versos. Oitava: estrofe com oito versos.
·
Quadra ou quarteto: estrofe com quatro versos. Nona:
estrofe com nove versos.
·
Quintilha: estrofe com cinco versos. Décima: estrofe com dez versos.
RIMA: Rima
é a identidade ou semelhança de sons que ocorre no fim dos versos, embora possa
ocorrer também no meio do verso (rima interna).
O que importa na rima é
que haja coincidência de sons (total ou parcial) e não das letras que a formam.A rima acentua o ritmo melódico do texto poético.
Há vários tipos de rima e para especificá-los no poema, convencionou-se usar as letras do alfabeto: os versos que estão ligados entre si pela rima recebem letras iguais.
As rimas podem variar quanto à disposição dentro da estrofe. As rimas mais comuns quanto à disposição são:
·
Rimas
emparelhadas:
sucedem-se duas a duas (AABB).
“Vagueio
campos noturnos
Muros
soturnos
paredes
de solidão
sufocam
minha canção.” (Ferreira
Gullar)
·
Rimas
alternadas ou cruzadas:
alternam-se (ABAB).
“Não
sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se
alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E
apesar disso, crê! Nunca pensei num lar
Onde
fosses feliz, e eu feliz contigo.” (Camilo
Pessanha)
·
Rimas
interpoladas ou opostas:
opõem-se (ABBA).
“Uma
cobra obra um ovo
bem
menor que o da ema
mas
cada um tem a gema
que
começa a ser de novo.” (Abel
Silva)
·
Rimas
mistas: são
aquelas que apresentam outros tipos de combinações.
“Meninas
de bicicleta
que
fagueiras pedalais
quero
ser vosso poeta!
Ó
transitórias estátuas
Esfuziantes
de azul
Louras
com peles mulatas
Princesas
da zona sul.” (Vinícius
de Moraes)
As
rimas podem variar quanto à classe de palavras dentro da estrofe. As rimas mais
comuns quanto à classe de palavras são: pobres e ricas.
·
Rimas pobres: são
muito frequentes e ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical.
“Eu
venho da minha terra,
da
casa branca da serra
e
do luar do sertão;
venho
da minha Maria
cujo
nome principia
da
palma da minha mão.” (Guilherme de
Almeida)
“Não
sei se amei o que era em mim desejo
de
me ver no outro refletido.
Sei
que amei sempre amei e vejo
que
de amar tenho hoje o coração endurecido.” (Carlos
Felipe Moisés)
O soneto
é composto de dois quartetos e dois tercetos.
VERSOS LIVRES: são
aqueles que apresentam diferente número de sílabas poéticas, ritmo variável, e
que geralmente não têm rima.
“Vamos viver no Nordeste, Anarina.
Deixarei aqui meus amigos, meus
livros, minhas riquezas, minha vergonha.
Deixarás aqui tua filha, tua avó,
teu marido, teu amante.
Aqui faz muito calor.
No Nordeste faz calor também.
Mas lá tem brisa:
Vamos viver de brisa, Anarina.” (Manuel Bandeira)
Os versos livres são muito empregados por grandes
poetas do Modernismo como: Menotti Del Picchia, Mário de Andrade, Manuel
Bandeira, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade.
Na definição de rim, o que é coincidência parcial de sons? Podem dar-me um exemplo?
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