terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Leitura - 9º anos


 

CYRANO DE BERGERAC – EDMOND ROSTAND

 

  • Objetivos:

Estimular a leitura de textos variados, bem como formar leitores críticos e conscientes com a participação ativa e construtiva dos jovens na sociedade, quer seja por meio da reflexão ou da ação comunitária.

                Paulo Freire enfatiza que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ensinar a ler é transformar o leitor passivo em ativo, permitindo a ele penetrar no conteúdo, apreender ideias e intenções, estabelecer um “diálogo” com o autor, transformar e reescrever significados. Dessa forma a memorização não será meramente mecânica, mas desafiadora que o ajudará a pensar e analisar a realidade vivente.

 

  • Procedimentos Metodológicos

1.        Dramatização da história, utilizando todos os recursos cênicos disponíveis; caracterização dos personagens (em vídeo, tempo máximo 5 minutos);

2.        Produção de jornal escrito, com suas seções características (editorial, política, economia, notícias internacionais, classificados, lazer, esportes, coluna social, etc.). Mencionar no jornal: “Os Três Mosqueteiros”, “Dom Quixote”, a Guerra dos Trinta Anos na França;

3.        Produção de peças publicitárias: Banner de propaganda do livro que poderá ser afixado na biblioteca do colégio; propaganda para rádio e televisão (em vídeo); folder ou marca texto promocional;

4.        Criação de música (letra e melodia), inspirando-se no assunto da obra (pode ser paródia);

5.        Análise comparativa de duas obras similares em algum aspecto: “A marca de uma lágrima”, de Pedro Bandeira;

6.        Elaboração de uma fotonovela baseada na história;

7.        Criação de trilha sonora para os personagens do livro, com apresentação de justificativa condizente com o enredo.

 

  • Estratégias:

 

a)      A turma será organizada em grupos (6 grupos com 5 alunos);

b)      A professora indicará o livro paradidático e as atividades poderão ser escolhidas pelos grupos, conforme seus interesses e aptidões;

 

  • Avaliação:

Os trabalhos realizados serão avaliados em 9/3/15 como T2 (Projeto Leitura), juntamente com a avaliação individual sobre o livro, em 12/3/15.

 



  • Bibliografia Consultada:

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler. Em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.

LUFT, Maria Helena. A palavra é sua – Língua Portuguesa 7ª série. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 2001.

TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo – Como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização. 21ª ed. São Paulo: Editora Gente, 1998

 

 

 

 

Obs.: Apresentações com duração máxima de 15 minutos por grupo

Nenhum comentário:

Postar um comentário