CYRANO
DE BERGERAC – EDMOND ROSTAND
- Objetivos:
Estimular a leitura
de textos variados, bem como formar leitores críticos e conscientes com a
participação ativa e construtiva dos jovens na sociedade, quer seja por meio da
reflexão ou da ação comunitária.
Paulo
Freire enfatiza que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ensinar a
ler é transformar o leitor passivo em ativo, permitindo a ele penetrar no
conteúdo, apreender ideias e intenções, estabelecer um “diálogo” com o autor,
transformar e reescrever significados. Dessa forma a memorização não será
meramente mecânica, mas desafiadora que o ajudará a pensar e analisar a
realidade vivente.
- Procedimentos
Metodológicos
1.
Dramatização
da história, utilizando todos os recursos cênicos disponíveis; caracterização
dos personagens (em vídeo, tempo máximo 5 minutos);
2.
Produção
de jornal escrito, com suas seções características (editorial, política,
economia, notícias internacionais, classificados, lazer, esportes, coluna
social, etc.). Mencionar no jornal: “Os Três Mosqueteiros”, “Dom Quixote”, a
Guerra dos Trinta Anos na França;
3.
Produção de peças publicitárias:
Banner de propaganda do livro que poderá ser afixado na biblioteca do colégio;
propaganda para rádio e televisão (em vídeo); folder ou marca texto
promocional;
4.
Criação
de música (letra e melodia), inspirando-se no assunto da obra (pode ser
paródia);
5.
Análise
comparativa de duas obras similares em algum aspecto: “A marca de uma lágrima”,
de Pedro Bandeira;
6.
Elaboração
de uma fotonovela baseada na história;
7.
Criação
de trilha sonora para os personagens do livro, com apresentação de
justificativa condizente com o enredo.
- Estratégias:
a) A turma será organizada
em grupos (6 grupos com 5 alunos);
b) A professora
indicará o livro paradidático e as atividades poderão ser escolhidas pelos
grupos, conforme seus interesses e aptidões;
- Avaliação:
Os
trabalhos realizados serão avaliados em 9/3/15 como T2 (Projeto Leitura),
juntamente com a avaliação individual sobre o livro, em 12/3/15.
- Bibliografia
Consultada:
FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler.
Em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
LUFT, Maria Helena. A palavra é sua –
Língua Portuguesa 7ª série. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 2001.
TIBA, Içami. Ensinar Aprendendo – Como
superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de
globalização. 21ª ed. São Paulo: Editora Gente, 1998
Obs.: Apresentações
com duração máxima de 15 minutos por grupo
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