quinta-feira, 6 de agosto de 2015

9ºA/9ºC: Feira Cultural 2015


FEIRA CULTURAL – 2015

 
 
TEMA:        É POSSÍVEL...

SUBTEMA:        APRENDER COM MÚSICA

Ø    Objetivo:

Compreender as problemáticas sociais e propor soluções que possam mitigar as dificuldades vivenciadas pela população, agregando conhecimento na formação acadêmica e social dos discentes.

Ø    Disciplinas envolvidas:

v    Língua Portuguesa

v    História

v    Ciências

v    Matemática

 

RELATÓRIO DE FEIRA CULTURAL

Ø  Língua Portuguesa:

ü  Relatório da pesquisa sobre o estudo da música como conteúdo obrigatório em toda Educação Básica, como determina a Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, bem como a produção de um parágrafo argumentativo individual apontando a relevância (ou irrelevância) dessa Lei.

ü  Produção de um artigo de opinião sobre a influência da música no estilo de vida, comportamento, maneira de se vestir e dançar da sociedade.

ü  Relatório sobre a pesquisa que comprova os benefícios da música na aprendizagem (memorização, sensibilização, capacidade de concentração).

 

Ø  História:

ü  Relatório sobre a história da música através dos tempos: na Pré-História, na cultura egípcia, na cultura grega clássica e mitológica, na Idade Média (canto gregoriano e Trovadorismo), no Renascentismo (estilo polifônico, música clássica e música profana), no Barroco (ópera, música clássica), no século XX (instrumentos eletrônicos).

 

Ø  Ciências:

ü  Relatório sobre o estudo das ondas sonoras, ressonância, acústica, infrassons, ultrassons e efeitos sonoros (eco, reflexão).

ü  Relatório sobre a pesquisa da relação entre Johanes Kepler, a música e a astronomia.

ü  Relatório do estudo sobre a musicoterapia.

 

Ø  Matemática:

ü  Relatório da pesquisa sobre o som como onda e frequência: nota musical e o estudo da Física (Hertz).

ü  Relatório sobre a pesquisa da influência de Pitágoras na música (gama pitagórica).

ü  Relatório sobre o estudo da Matemática ligada às escalas e notas musicais.

ü  Relatório sobre o estudo do logaritmo na música.

Ø    Apresentação do relatório:

ü  Produção de um texto-síntese das atividades pesquisadas e desenvolvidas no âmbito da feira cultural. Para tanto, o grupo deverá buscar as informações nos trabalhos pesquisados, relacionando-as, de modo a produzir um texto final entre 10 a 15 páginas. O que se espera, essencialmente, é que os alunos produzam efetivamente esse texto final.

 

Ø    Avaliação do trabalho:

ü  Para que a professora de Língua Portuguesa possa fazer as orientações acerca do trabalho, o esboço do relatório deverá ser apresentado em formato de seminário, em slides de Power Point, abrangendo todos os tópicos e estrutura do relatório.

ü  Os grupos deverão entregar os relatórios para o Professor Coordenador até 15/10/15 para serem avaliados como parte da nota AV4 do 4º bimestre.

 

ORGANIZAÇÃO DO RELATÓRIO

ü    Capa: Incluindo o nome completo, nº de chamada de cada componente e turma.

ü    Folha de rosto e de dedicatória (facultativas).

ü    Sumário (partes componentes do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão com tópicos, sub tópicos, bibliografia)

ü    Introdução: O tema deve ser apresentado, de forma a contextualizar o assunto para o leitor, direcionando os pontos que serão vistos no decorrer do trabalho.

ü    Justificativa: Para esse tópico, o grupo apresenta os porquês das relações estabelecidas entre temas e disciplinas escolhidas.

ü    Exposição do tema: Neste momento do trabalho, os alunos começam a expor, de maneira sucinta, a pesquisa feita. Pode haver subitens neste tópico de modo que relacionem as matérias escolhidas. As questões levantadas na justificativa são exploradas de forma mais profunda e é possível a apresentação da análise realizada sobre o tema do trabalho e levantamento de hipóteses.

ü    Considerações finais / Conclusão: Apresentação do fechamento dos questionamentos e as conclusões do trabalho.

ü    Bibliografia e internetografia consultadas.

PROCEDIMENTOS DO ALUNO

ü  Selecionar fontes que irá consultar;

ü  Examinar o título e fazer anotações importantes, organizando-as mediante o roteiro dado;

ü  Construir seu próprio texto, revisar e redigir;

ü  Não serão aceitas cópias na íntegra das fontes consultadas. Diga não ao CTRL C + CTRL V

ü  Programar-se com antecedência, entregando o trabalho nas datas estipuladas.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS







ü  Museu da Língua Portuguesa (3º andar):  Praça da Língua: Espécie de “planetário da Língua”, composto por imagens projetadas e áudio. Uma antologia da literatura criada em Língua Portuguesa, com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski.

 

EXPOSIÇÃO DA FEIRA CULTURAL: 07/11/15

Ø  HORÁRIO:    das 9h às 15h

 

9º ano __:       9h às 11h

9º ano __:       11h às 13h

9º ano __:       13h às 15h

 

 

Ø  Montagem: 3 alunos por turma (9 alunos).

Ø  Desmontagem (voluntários: 6  alunos): das 15h às 16h.

Ø  9º A: Apresentação, no auditório, dos 5 grupos abordando o estudo das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Arte por intermédio da música. A exposição se realizará por meio de encenação, videoclipe, stand-up, musical, documentário etc, contanto que seja INTERATIVO. Os alunos poderão se apresentar caracterizados (todavia, deverão chegar uniformizados ao Colégio).

Ø  9º A: Cada grupo terá aproximadamente 24 minutos de apresentação.

 

SEMINÁRIOS: SÍNTESE DO RELATÓRIO DA FEIRA CULTURAL

 

v  Além da síntese do relatório, no seminário os grupos deverão apontar sugestões de como produzirão:

·         Decoração do auditório e produção dos cenários móveis,

·         Figurino,

·         Materiais de apoio (cartazes letras de músicas, informações sobre o tema),

·         As formas de oficinas ou dinâmicas que serão apresentadas,

·         Brindes.

 

v  Contribuição para as despesas:       R$__________

 

v  CRONOGRAMA – SALA DE VÍDEO

 

24/08              -          9º C     -           2ª e 3ª aulas
24/08              -          9º B     -           4ª e 5ª aulas
26/08              -          9º A     -           1ª e 2ª aulas

 

 

                        

 

Instruções compartilhadas em 6/8/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário