TEMA: É
POSSÍVEL...
SUBTEMA: APRENDER COM MÚSICA
Ø
Objetivo:
Compreender as problemáticas sociais
e propor soluções que possam mitigar as dificuldades vivenciadas pela
população, agregando conhecimento na formação acadêmica e social dos discentes.
Ø
Disciplinas envolvidas:
v
Língua
Portuguesa
v
História
v
Ciências
v
Matemática
RELATÓRIO
DE FEIRA CULTURAL
Ø Língua
Portuguesa:
ü Relatório da pesquisa sobre o estudo
da música como conteúdo obrigatório em toda Educação Básica, como determina a
Lei 11.769, de 18 de agosto de 2008, bem como a produção de um parágrafo
argumentativo individual apontando a relevância (ou irrelevância) dessa Lei.
ü Produção de um artigo de opinião
sobre a influência da música no estilo de vida, comportamento, maneira de se
vestir e dançar da sociedade.
ü Relatório sobre a pesquisa que
comprova os benefícios da música na aprendizagem (memorização, sensibilização,
capacidade de concentração).
Ø História:
ü Relatório sobre a história da música
através dos tempos: na Pré-História, na cultura egípcia, na cultura grega
clássica e mitológica, na Idade Média (canto gregoriano e Trovadorismo), no
Renascentismo (estilo polifônico, música clássica e música profana), no Barroco
(ópera, música clássica), no século XX (instrumentos eletrônicos).
Ø Ciências:
ü Relatório sobre o estudo das ondas
sonoras, ressonância, acústica, infrassons, ultrassons e efeitos sonoros (eco,
reflexão).
ü Relatório sobre a pesquisa da
relação entre Johanes Kepler, a música e a astronomia.
ü Relatório do estudo sobre a
musicoterapia.
Ø Matemática:
ü Relatório da pesquisa sobre o som
como onda e frequência: nota musical e o estudo da Física (Hertz).
ü Relatório sobre a pesquisa da influência
de Pitágoras na música (gama pitagórica).
ü Relatório sobre o estudo da
Matemática ligada às escalas e notas musicais.
ü Relatório sobre o estudo do
logaritmo na música.
Ø
Apresentação do relatório:
ü
Produção
de um texto-síntese das atividades pesquisadas e desenvolvidas no âmbito da
feira cultural. Para tanto, o grupo deverá buscar as informações nos trabalhos
pesquisados, relacionando-as, de modo a produzir um texto final entre 10 a 15
páginas. O que se espera, essencialmente, é que os alunos produzam
efetivamente esse texto final.
Ø
Avaliação do trabalho:
ü
Para
que a professora de Língua Portuguesa possa fazer as orientações acerca do
trabalho, o esboço do relatório deverá ser apresentado em formato de seminário,
em slides de Power Point, abrangendo todos os tópicos e estrutura do relatório.
ü
Os
grupos deverão entregar os relatórios para o Professor Coordenador até 15/10/15 para serem avaliados como
parte da nota AV4 do 4º bimestre.
ORGANIZAÇÃO
DO RELATÓRIO
ü
Capa: Incluindo o nome completo, nº de
chamada de cada componente e turma.
ü
Folha de rosto e de dedicatória (facultativas).
ü
Sumário
(partes componentes
do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão com tópicos, sub tópicos,
bibliografia)
ü
Introdução: O tema deve ser apresentado, de
forma a contextualizar o assunto para o leitor, direcionando os pontos que
serão vistos no decorrer do trabalho.
ü
Justificativa: Para esse tópico, o grupo
apresenta os porquês das relações estabelecidas entre temas e disciplinas
escolhidas.
ü
Exposição do tema: Neste momento do trabalho, os
alunos começam a expor, de maneira sucinta, a pesquisa feita. Pode haver
subitens neste tópico de modo que relacionem as matérias escolhidas. As
questões levantadas na justificativa são exploradas de forma mais profunda e é
possível a apresentação da análise realizada sobre o tema do trabalho e
levantamento de hipóteses.
ü
Considerações finais / Conclusão: Apresentação do fechamento dos
questionamentos e as conclusões do trabalho.
ü
Bibliografia e internetografia consultadas.
PROCEDIMENTOS
DO ALUNO
ü Selecionar fontes que irá consultar;
ü Examinar o título e fazer anotações
importantes, organizando-as mediante o roteiro dado;
ü Construir
seu próprio texto, revisar e redigir;
ü Não
serão aceitas cópias na íntegra das fontes consultadas. Diga não ao CTRL C +
CTRL V
ü Programar-se com antecedência, entregando o trabalho nas datas estipuladas.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ü Museu da Língua Portuguesa (3º
andar): Praça da Língua: Espécie de “planetário da
Língua”, composto por imagens projetadas e áudio. Uma antologia da literatura
criada em Língua Portuguesa, com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthur
Nestrovski.
EXPOSIÇÃO DA FEIRA CULTURAL: 07/11/15
Ø HORÁRIO: das 9h às 15h
9º ano __: 9h às 11h
9º ano __: 11h às 13h
9º ano __: 13h às 15h
Ø Montagem: 3 alunos por turma (9
alunos).
Ø Desmontagem (voluntários: 6 alunos): das 15h às 16h.
Ø 9º A: Apresentação, no auditório,
dos 5 grupos abordando o estudo das disciplinas de Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, História e Arte por intermédio da música. A exposição se
realizará por meio de encenação, videoclipe, stand-up, musical, documentário
etc, contanto que seja INTERATIVO. Os alunos poderão se apresentar
caracterizados (todavia, deverão chegar uniformizados ao Colégio).
Ø 9º A: Cada grupo terá
aproximadamente 24 minutos de apresentação.
SEMINÁRIOS:
SÍNTESE DO RELATÓRIO DA FEIRA CULTURAL
v Além
da síntese do relatório, no seminário os grupos deverão apontar sugestões de
como produzirão:
·
Decoração
do auditório e produção dos cenários móveis,
·
Figurino,
·
Materiais
de apoio (cartazes letras de músicas, informações sobre o tema),
·
As
formas de oficinas ou dinâmicas que serão apresentadas,
·
Brindes.
v Contribuição para as despesas: R$__________
v CRONOGRAMA
– SALA DE VÍDEO
24/08 - 9º
C - 2ª
e 3ª aulas
24/08 - 9º
B - 4ª
e 5ª aulas
26/08 - 9º
A - 1ª
e 2ª aulas
Instruções compartilhadas em 6/8/15
Nenhum comentário:
Postar um comentário