FEIRA CULTURAL – 2014
TEMA: FEIRA
DAS NAÇÕES
SUBTEMA: PORTUGAL
Ø
Objetivo:
Possibilitar ao aluno respeitar os
diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial,
incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer desta característica um
fator de enriquecimento cultural.
Ø
Disciplinas envolvidas:
v
Língua
Portuguesa
v
História
v
Geografia
v
Matemática
RELATÓRIO
DE FEIRA CULTURAL
Ø Língua
Portuguesa:
ü Relatório da pesquisa sobre a
evolução da Língua Portuguesa (latim/romanço/português) e sobre os países
lusófonos.
ü Relatório da pesquisa sobre o estilo
literário, biografia e bibliografia dos autores destacados na exposição: Luís
Vaz de Camões, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessoa.
ü Resenha crítica do
filme/documentário “Língua – Vidas em Português”.
Ø História:
ü Relatório sobre a gastronomia e
vestuário típico lusitano;
ü Relatório sobre a religião, hábitos,
costumes, danças típicas e folclore: Vira do Minho, Fandango do Ribatejo,
Corridinho de Algarve, Fado.
Ø Geografia:
ü Relatório sobre a geografia,
política e economia de Portugal.
Ø Matemática:
ü Relatório da pesquisa sobre os
principais pontos turísticos, descrições e ilustrações.
ü Turismo: construir uma planilha em
Excel com a cotação e cálculo de um pacote turístico, para dez dias, de São
Paulo/Brasil a Lisboa/Portugal, em alta e baixa temporada, hospedando-se num
hotel 3 estrelas. O cálculo deve ser apresentado em euros e reais. Comentar a
diferença de valores em alta e baixa temporada e os aspectos favoráveis e
desfavoráveis em realizar a viagem em diferentes estações do ano
(verão/inverno: alta temporada; outono/primavera: baixa temporada).
Ø
Apresentação do relatório:
ü
Produção
de um texto-síntese das atividades pesquisadas e desenvolvidas no âmbito da
feira cultural. Para tanto, o grupo deverá buscar as informações nos trabalhos
pesquisados, relacionando-as, de modo a produzir um texto final entre 5 a 10
páginas. O que se espera, essencialmente, é que os alunos produzam
efetivamente esse texto final.
Ø
Avaliação do trabalho:
ü
Para
que a professora de Língua Portuguesa possa fazer as orientações acerca do
trabalho, o esboço do relatório deverá ser apresentado em formato de seminário,
em slides de Power Point, abrangendo todos os tópicos e estrutura do relatório.
O seminário será apresentado na 2ª quinzena de setembro.
ü
Os
grupos deverão entregar os relatórios para o Professor Coordenador até 15/10/14
para serem avaliados como parte da nota AV4 do 4º bimestre.
ORGANIZAÇÃO
DO RELATÓRIO
ü
Capa: Incluindo o nome completo, nº de
chamada de cada componente e turma.
ü
Folha de rosto e de dedicatória (facultativas).
ü
Sumário
(partes componentes
do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão com tópicos, sub tópicos,
bibliografia)
ü
Introdução: O tema deve ser apresentado, de
forma a contextualizar o assunto para o leitor, direcionando os pontos que
serão vistos no decorrer do trabalho.
ü
Justificativa: Para esse tópico, o grupo
apresenta os porquês das relações estabelecidas entre temas e disciplinas
escolhidas.
ü
Exposição do tema: Neste momento do trabalho, os
alunos começam a expor, de maneira sucinta, a pesquisa feita. Pode haver
subitens neste tópico de modo que relacionem as matérias escolhidas. As
questões levantadas na justificativa são exploradas de forma mais profunda e é
possível a apresentação da análise realizada sobre o tema do trabalho e
levantamento de hipóteses.
ü
Considerações finais / Conclusão: Apresentação do fechamento dos
questionamentos e as conclusões do trabalho.
ü
Bibliografia e internetografia consultadas.
PROCEDIMENTOS DO ALUNO
ü Selecionar fontes que irá consultar;
ü Examinar o título e fazer anotações
importantes, organizando-as mediante o roteiro dado;
ü Construir
seu próprio texto, revisar e redigir;
ü Não
serão aceitas cópias na íntegra das fontes consultadas. Diga não ao CTRL C +
CTRL V !
ü Programar-se com antecedência, entregando o trabalho nas datas estipuladas.
EXPOSIÇÃO DA FEIRA CULTURAL: 18/10/14
Ø HORÁRIO: das 9h às 15h
9º ano D: 9h às 10h30
9º ano A: 10h30 às 12h
9º ano B: 12h às 13h30
9º ano C: 13h30 às 15h
Ø Montagem: 2 alunos por turma (8
alunos)
Ø Desmontagem (voluntários: 6 alunos)
Ø Montagem de um stand com a
finalidade de expor tudo que foi pesquisado sobre Portugal, em formato de
oficinas (por exemplo: apresentação de pontos turísticos para serem identificados
pelos visitantes; brincadeiras com as diferenças entre o português de Portugal
e Brasil: pegamasso = cola; caracterização de um personagem português, como
Pedro Álvares Cabral, D. Pedro I ou Camões abordando os visitantes para contar
fatos curiosos, etc). Verificar a possibilidade de produzir um painel na
entrada do stand representando uma casa típica portuguesa (com azulejos brancos
e azuis). Os alunos se apresentação caracterizados (todavia, devem chegar ao
Colégio uniformizados).

Ø Barraca gastronômica: de
preferência, terceirizada.
Ø Apresentação artística: Flash Mob no
pátio ou quadra. Assistir ao vídeo: http://www.brunhosinho.com.br/flash-mob-da-comunidade-portuguesa-no-dia-do-folclore/
Ø Apresentação artística convidada
(auditório): Grupo Folclórico Lusitano Casa de Brunhosinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário