segunda-feira, 23 de março de 2015

9º ano: Cyrano de Bergerac - Edmond Rostand


9º ano - Cyrano de Bergerac - Edmond Rostand


9º ano - Cyrano de Bergerac - Edmond Rostand


Ensino Médio: A cidade e as serras - Eça de Queirós


Ensino Médio: A cidade e as serras - Eça de Queirós 1º C

 

Ensino Médio: A cidade e as serras - 1º ano B


Ensino Médio: A cidade e as serras



Picasso e a Modernidade Espanhola

Abre 25março
Descrição: http://veja.abril.com.br/v2010/img/wordpress/recomenda/nao-favorito.gif

Descrição: Guernica
Pablo Picasso (1881-1973), pintor e mestre do cubismo, terá obras expostas na mostra Picasso e a Modernidade Espanhola, que tem início na quarta-feira no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. A partir de 25 de março, o público poderá visitar a exposição que contempla mais de 90 obras vindas do museu Reino Sofía, de Madri. Entre elas, estarão presentes painéis célebres como Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e O Pintor e a Modelo (1963). A mostra vai ocupar todo o prédio do CCBB-SP e uma sala será especialmente preparada para receber a clássica Guernica (1937), pintura sobre a guerra civil espanhola que será projetada em uma tela interativa. A exposição tem curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga, e busca refazer o percurso de Picasso como artista, até se consagrar a com a realização de Guernica. A mostra também faz menção à sua relação com mestres da arte moderna espanhola, como Juan Gris, Miró, Dalí, Óscar Domínguez e Tàpies e suas contribuições para uma noção de modernidade voltada para o presente. Em cartaz na capital paulista até 8 de junho, a exposição seguirá para o Rio de Janeiro, onde será exibida de 24 de junho até 7 de setembro, no CCBB carioca.

 

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - CentroCEP: 01012-000 | São Paulo (SP)(11) 3113-3651/3652
ccbbsp@bb.com.brFuncionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Entrada franca

 

v TRABALHO BÔNUS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 0,0 A 1,5 PONTOS NA REC – 1º BIMESTRE (ATÉ 13/4): PRODUÇÃO DE UM RELATÓRIO SOBRE A VISITAÇÃO, INCLUINDO FOTO NO LOCAL OU DECLARAÇÃO DE PRESENÇA.
v NO RELATÓRIO: DESCRIÇÃO DA EXPOSIÇÃO, BIOGRAFIA DE PICASSO, RELEVÂNCIA DAS OBRAS EXPOSTAS, RELEVÂNCIA DA OBRA “GUERNICA”.


 

AV1 DE PRODUÇÃO TEXTUAL – 9º ANOS

 

Tema: Narrativa de terror

 

Formação: 6 grupos com 5 alunos

 

 

- Critérios:

 

  1. O grupo deverá fazer produzir um texto narrativo de terror e dividir as falas dos personagens (texto teatral com rubricas);
  2. A radionovela de cada grupo deverá ser dividida em 03 capítulos com intervalos para comerciais/propagandas fictícias ou não;
  3. Ao término e início de cada capítulo, o grupo criará textos que atraiam a atenção dos ouvintes (ex.: “O que poderá acontecer com fulano, agora que está...? não percam o próximo capítulo de...” / “Voltamos a apresentar...”);
  4. Produção de sonoplastia (músicas incidentais, efeitos especiais, tema da novela...);
  5. Entregar a radionovela - escrita em formato de texto teatral - mencionando a participação de cada aluno, bem como a gravação em CD/pendrive até 31.03.15;
  6. A gravação não poderá ultrapassar 15 minutos.

 

 

 

- Sugestões:

 

v  Personagens ou mitos brasileiros: vampiro, lobisomem, curupira, saci, fantasma, caipora, mula-sem-cabeça, boitatá, assombração etc.

v  Animais “mágicos” e assustadores: cobra, coruja, morcego, mariposa, sapo etc.

v  Ambientes especiais: ilha deserta, mato ou selva, cidade grande, noite ou madrugada, cemitério, cidade-fantasma, prédios abandonados, caverna etc.

v  Roteiro para a sequência narrativa:

v  Introdução:      - descrição do ambiente de terror;

- apresentação das personagens;

- apresentação do primeiro fato misterioso ocorrido.

v  Desenvolvimento:       - relato dos fatos que vão se sucedendo;

- tom de suspense, dando pistas para o leitor.

v  Conclusão:                - nesse tipo de história, o encantamento deve continuar; não pode haver um desfecho definitivo (desfecho aberto). Sugira, no final, uma possibilidade de continuação do mistério.

 

 

 

 

 

                                                                       Professora Cristiane Bastos – 20/3/15